domingo, 21 de março de 2010

Resiliência

Pessoal
Achei bem interessante o texto abaixo, falando sobre resiliência. Identifiquei-me bastante com o assunto, pois percebo que cada vez mais as empresas têm cobrado de seus funcionários resultados imediatos com metas bem arrojadas, exercendo grande pressão sobre todos. Quando gerimos projetos, então, isto fica ainda mais latente. Prazos, custos, atividades, aquisições, tudo se embola de tal maneira que é difícil conseguir dar conta de todas as atividades do dia a dia.
A pressão no trabalho muitas vezes é tamanha que acaba tendo conseqüências na saúde das pessoas. Isto aconteceu comigo recentemente.
Porém, como conseguimos ter uma mente tranqüila e separamos a pressão que recebemos no trabalho das nossas vidas pessoais? Como podemos tentar minimizar o estresse da vida profissional e não levar para casa nossos problemas do trabalho?
Eu ainda não consegui descobrir esta receita, mas acredito que já consegui evoluir bastante. Se alguém tiver alguma sugestão ou dica sobre como faz para ser resiliente, poste aqui.

Boa leitura!!

Alexandre Zigunovas Jr.


Gestão
Destaque-se, seja resiliente!
As corporações vem buscando profissionais capazes de suportar o estresse e se adaptar a ambientes conturbados. Veja dicas para desenvolver essa habilidade.
Hoje, neste mundo globalizado onde as empresas se relacionam em um ambiente de extrema competitividade por metas e resultados, o estresse é uma realidade observada nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho.
Para atender a esta realidade, as corporações vem buscando profissionais dotados da capacidade de se adaptarem a esse ambiente conturbado na busca de constantes resultados. Nessa busca destaca-se o chamado “profissional resiliente”. Mas o que é resiliência?
Resiliência é um conceito oriundo da Física, que se refere à propriedade de acumular energia quando exigidos ou submetidos a extrema pressão, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação, como um elástico. O dicionário Aurélio descreve a resiliência como “a capacidade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica”.
No mundo corporativo, podemos definir resiliência como a capacidade do indivíduo de lidar com serenidade com o estresse e as adversidades cotidianas, decorrentes do ambiente de trabalho, moldando-se a cada situação e recuperando o seu estado original.
O equilíbrio humano é como a estrutura de um edifício. Se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras, como doenças psicossomáticas. Daí a importância desta flexibilidade, característica principal do profissional resiliente.
Assim, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades de maneira racional, buscando as soluções mais adequadas.

Resiliência em dez dicas
Um profissional resiliente, quando submetido a situação de estresse, a administrará de maneira sensata, sem impulsividade, visualizando o problema como um todo. Essa capacidade certamente lhe propocionará forças para enfrentar a adversidade e o tornará capaz de apresentar soluções criativas e eficazes.
A boa notícia é que todos nós podemos nos tornar resilientes. Seguem algumas dicas:
• Mentalize seu projeto de vida, mesmo que ele não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade;
• Pratique esportes e métodos de relaxamento e meditação para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam o nível de endorfinas, hormônios que proporcionam sensação de bem-estar;
• Procure manter o lar em harmonia, pois este é o "ponto de apoio” para recuperar-se;
• Aproveite parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança;
• Transforme-se em um otimista em potencial;
• Assuma riscos (tenha coragem);
• Apure o senso de humor (desarme os pessimistas);
• Separe bem quem você é do que você faz;
• Use a criatividade para quebrar a rotina;
• Permita-se sentir dor, recuar e, às vezes, flexbilizar para em seguida retornar ao estado original.
Lembre-se, resiliência é a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa.

Por Leonardo Soares Grapeia (fundador e editor da AGN - Administração, Gestão e Negócios. Seu e-mail é: leonardo@agenegocios.com.br)
HSM Online18/11/2008

2 comentários:

  1. Alexandre,
    excelente texto que aborda algo fundamental para todos nos, gestores de projeto.
    Parabens pela ideia do blog, segue em frente!!!

    abracao
    Roger

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexandre, bela iniciativa e obrigado pelo convite.
    Quanto à resiliência é o famoso caldeirão que quanto mais fervente melhor....
    Abraço,

    ResponderExcluir