sábado, 27 de março de 2010

Não construa sua carreira pensando em dinheiro

Não construa sua carreira pensando em dinheiro

Pessoal
Li o texto do link acima e achei bem interessante... talvez alguns se perguntem: mas o texto não fala sobre gestão de projetos? Porém, acho que o texto fala sobre um dos projetos mais importante que possuímos: nossas carreiras.
Tenho conversado com muitos amigos e colegas de trabalho e percebo que poucas são as pessoas que possuem um planejamento para suas carreiras. Sou um grande defensor de que a música do Zeca Pagodinho (``deixa a vida me levar...``) serve mesmo apenas para um roda de bar tomando um chopp gelado. Entretanto, acredito que nós mesmos devemos tomar as rédeas das nossas carreiras e escrevermos nossos objetivos, o escopo para nosso encarreramento, o cronograma para atingirmos nossas conquistas, quanto será necessário investirmos para alcançarmos as metas definidas e os riscos que estão por trás das nossas falhas e também dos nossos acertos.
Calma pessoal, eu não sou um obsessivo compulsivo pelo PMI e a ferramentas de gestão de projetos... gosto muito, mas ainda n#ao surtei a ponto de seguir rigorosamente o guia PMBook... hehehe
Mas acredito que dá para fazer um paralelo bacana entre a gestão de projetos e a gestão das nossas carreiras. Quem aqui possui um visão clara de onde quer estar ou o que quer estar fazendo daqui a 5 anos?? Eu consegui estabelecer para mim um planejamento de médio e longo prazo que estou tentando seguir a risca. Confesso que não é fácil, requer esforço e disciplina. Mas já no curto prazo começa-se a perceber os resultados.
Se alguém tiver curiosidade em conhecer as ferramentas, estou a disposição. São simples, mas ajudam a organizar as idéias e, principalmente, estabelecer de forma mais organizada o projeto de encarreramento.

E vocês, possuem um projeto para suas carreiras?

Abraços!!

Alexandre Zigunovas Jr.

Um comentário:

  1. Bom texto, estou com um projeto novinho para minha carreira.
    Todos devem ter metas pessoais e profissionais a curto e a longo prazo. As minhas são anuais, sendo revisadas a cada mês, sendo acumulativas em caso de algum imprevisto.

    É aquela brincadeira que fazemos.

    "De onde viemos, para onde vamos, quem somos e que seremos no futuro"

    ResponderExcluir