terça-feira, 29 de junho de 2010

MBA - até onde é vantajoso fazê-lo?

MBA - até onde é vantajoso fazê-lo?
Oi pessoal! Estou de volta neste blog, agora com mais tempo para escrever e compartilhar com vocês as minhas experiências...
Hoje tive a última aula do meu pós em Gerenciamento de Projetos pela FGVRS. Depois de quase 2 anos, encerrada mais uma etapa.
Porém após dois anos de dedicação fica uma pergunta que muito devem ou já fizeram alguma vez: vale a pena fazer um MBA?
Bom, na minha opinião, vale sim. Tive muitos ganhos fazendo esta pós-graduação.
A primeira delas, e mais óbvia, é o conhecimento adquirido. Dois anos estudando e revisando muitos conceitos, lendo livros, assistindo as aulas nos dá uma boa base de informações e conhecimento teórico, sempre muito importante. Afinal, prática sem teoria não traz tantos resultados quanto é possível. E é bastante sólido o conhecimento adquirido em um MBA tão prático quanto o da FGV. Posso afirmar que hoje me sinto muito mais seguro e preparado para discutir sobre gerenciamento de projetos com qualquer profissional. Algo que antes da pós era complicado, pois eu só possuía a prática, o dia a dia no SEBRAERS, como Gestor de Projeto.
O segundo grande ganho é o networking desenvolvido. Nestes dois anos tive a oportunidade de criar um relacionamento com engenheiros, designers, arquitetos, programadores, entre outros profissionais de que trabalham em diversas empresas. E muitas destas de grande porte, que todo dia estão na mídia, como Gerdau, Stemac...
O terceiro grande ganho adquirido é a troca de experiências. Como o público que fez a pós comigo era bastante diversificado, as vivências profissionais também eram. Diversos foram os momentos em que pudemos discutir as matérias apresentadas pelos professores e poder ouvir opiniões ricas, que agregavam valor, vindas dos colegas.
Então, meus amigos, se vocês estão em dúvida sobre fazer ou não um MBA, fica a dica: façam, vale a pena.
Agora, vou buscar minha certificação PMP!!! Meu próximo desafio para este ano de 2010...
Abraços!
Alexandre Zigunovas Jr.
Gestor de Projetos
Especialista em Gerenciamento de Projetos